O CrossFox, um dos primeiros compactos a chegar eventualmente no mercado brasileiro com uma proposta aventureira, se diferencia do hatch por ser 53 mm mais alto que o Fox. Mesmo sendo urbano, ele tem aspecto de aventureiro, e aí as dimensões acompanham a proposta visual. O motor é bom e responde prontamente aos anseios do motorista nas ultrapassagens, mesmo em subidas, como serras. O câmbio é gostoso, e a suspensão parece um pouco mais suave do que o necessário, mas como ele é alto, pode-se andar com tranqüilidade em terrenos acidentados.
Volkswagen CrossFox: uma análise completa (5 aspectos)

O modelo de procedência nacional é categorizado como Hatch e possui um porte compacto, possuído quatro portas e cinco lugares, sendo ele um ótimo veículo para quem possui uma família, sua motorização 1.6 16V Flex também é robusta e bem potente em sua categoria de mercado. O carro ainda tem a versatilidade de trabalhar tanto com o álcool quanto com a gasolina, deixando o modelo ainda mais atraente. Acoplado a esse conjunto mecânico, há um câmbio manual de 6 velocidades, com potência máxima de 120 cv com álcool e 110 cv com gasolina, sempre a 5.750 rpm, já o torque é de 16,8 kgf.m com álcool e 15,8 kgf.m com gasolina, ambos a 4.000 rpm. O preço do CrossFox 2015 surpreendentemente parte dos R$ 57.990,00 na versão mais barata, com câmbio manual e motor 1.6 flex MSI.
CrossFox – por ruas e estradas
Numa velocidade de 120 km/h, no máximo, ele fez 8,8 km/l, abastecido a álcool. Não medimos na cidade, mas aí o consumo aumenta bem, como acontece normalmente. Ele tem uma boa posição para o motorista e é alto, além de ter bom espaço. É confortável, mas depois de muitos quilômetros de estrada o motorista começa a sentir o cansaço. O consumo se mostra, então, dentro do cotidiano dos motores flex, com a média de 7.1 kml com puro etanol, com uso 2/3 na cidade.
Volkswagen Crossfox I Motion 1.6 T. Flex 16v 5p

- A sua última versão foi lançada em 2018, marcando assim o final de sua aventura no segmento de mercado.
- O modelo de procedência nacional é categorizado como Hatch e possui um porte compacto, possuído quatro portas e cinco lugares, sendo ele um ótimo veículo para quem possui uma família, sua motorização 1.6 16V Flex também é robusta e bem potente em sua categoria de mercado.
- O modelo revive o título do estudo apresentado no Salão de São Paulo em 2012.
- Primordialmente no Brasil, a família do Fox foi projetada para substituir o Gol, porém, os dois modelos acabaram ficando juntos no mercado nacional.
Ele facilita bastante a vida do motorista, já que é possível mudar de estação ou trocar as faixas do CD sem tirar a atenção da estrada. Andamos mil quilômetros na estrada com ele e num bom trecho pegamos chuva. Ele não transmite segurança em condições de asfalto molhado e vento. O carro tem uma direção que parece ser ultrapassada, pois as mãos não se encaixam com conforto. Embora a manutenção do CrossFox é, conforme pesquisas, relativamente barata, o modelo exige manutenções constantes em caso de viagens ou passeios mais longos, especialmente para garantir a segurança dos passageiros e condutor. O preço do VW CrossFox em 2022 é de R$ 68.988,00 em Maio de 2022, a variar conforme ano e versão. crossfox 2008 do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005.
Volkswagen Crossfox 1.6 Msi Flex 16v 4p Automatizado
Dessa forma, o desempenho do motor responde muito bem ao pedal do acelerador fazendo com que as arrancadas sejam eficientes, indo de zero a 100 km/h em apenas 11,1 segundos. A mudança ocorreu na metade do ano passado, antecipando a chegada da nova geração, agora importada do México. O modelo “velho” continua sendo fabricado no Brasil com a nova designação. Os equipamentos do modelo sempre são aqueles tangíveis ou intangíveis que já acompanham o carro em questão logo depois de sair da fábrica, todos eles são originais e únicos daquele modelo. Também possui ajustes específicos na suspensão, direção e freios, além de algumas alterações no design externo e interno em relação ao Fox convencional. Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o modelo atinge consumo médio de 7,8 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 10,9 km/le 16 km/l, respectivamente, na estrada. A diferença entre o CrossFox e a versão hatch do Fox é sua suspensão e construção mais altas, projetadas para suportar terrenos irregulares. Além disso, o Crossfox possui spoiler traseiro, retrovisores externos cromados, faróis de neblina remotos, grade frontal com acabamento cromado e lanternas traseiras escurecidas. “O carro da montadora Volkswagen é muito famoso e confiável, várias das pessoas que o tiveram, comentaram sobre ele ser um carro resistente, eficaz, ter uma mecânica barata, peças acessíveis e fáceis de achar, e de também fazer um ótimo consumo.
Volkswagen Crossfox 1.6 Mi 8v
Regras cada vez mais restritas de emissões de poluentes encareceram os custos de desenvolvimento, e as exigências de novos equipamentos de segurança encareceram os carros. Além de tudo isso, alguns países já impuseram datas para o início da proibição de vendas de carros a combustão, acelerando ainda mais o caro processo de eletrificação dos veículos. Os equipamentos de segurança do Crossfox 2023 incluem freio ABS, airbags frontais, controle de estabilidade, controle de tração, faróis com refletores, faróis de neblina, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, e assistente de partida. Em princípio, passou por reestilizações em 2009 e em 2014, quando também ganhou o motor 1.6 16V flex – mais potente que o anterior 8V – e câmbio manual de seis marchas. Como seu principal diferencial, o CrossFox possui uma suspensão elevada em 31 mm, além de 22 mm a mais de pneus e, assim, sendo 53 mm mais alto do que o compacto Fox. O modelo foi apresentado originalmente em outubro de 2003, como carro-conceito durante o lançamento do Fox duas portas, mas só estreou no mercado nacional em 2005.
Volkswagen Crossfox 1.6 Mi 8v Flex 4p Manual
O Crossfox, versão off-road do Fox, foi totalmente desenvolvido no Brasil e é produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Além disso, o porta-malas do modelo tem capacidade para 280 litros. Outra característica do propulsor é encher rápido o que, inegavelmente, permite desenvoltura ao veículo em subidas ou em momentos de ultrapassagem, sem precisar reduzir drasticamente as marchas. Assim, toda a plataforma do CrossFox foi calibrada para suportar rodagem em pisos irregulares. Os equipamentos de conforto e infoentretenimento do Crossfox 2023 incluem ar-condicionado de uma zona, ar quente, direção assistida, câmbio automático, vidros elétricos, computador de bordo, conexão Bluetooth, leitor de cartão de memória e conexão USB. O Crossfox chegou no Brasil lá em 2005, o modelo veio com uma nova proposta de mercado, ser um “utilitário esportivo compacto”, para alterar de vez a visão dos Hatches simples e convencionais na nossa nação. Seu lançamento oficial foi em 2005 logo após ser revelado e destaco no Salão do Automóvel em São Paulo, isso em 2004. Com transmissão automática I-Motion de cinco marchas, o CrossFox atinge 100 km/h em 11,7 segundos e atinge velocidade máxima de 173 km/h. Além disso, outros pontos que distinguem os dois veículos é que o CrossFox possui estepe externo, rack de teto, estribos, quebra-mato integrado ao para-choque e molduras laterais. Antes mesmo de a pandemia ter imposto novos obstáculos sobre a indústria automotiva, o cenário já era desafiador para as montadoras. Um dos pontos negativos do modelo ainda é o seu consumo alto apenas no álcool e seu porta-malas extremamente pequeno, fora isso é um ótimo veículo”. Além disso, a traseira da carroceria do CrossFox foi reforçada graças a um suporte de montagem e uma roda sobressalente. A mecânica quando o CrossFox foi lançado incluía um motor 1.6 8V Total Flex, até 103 cavalos de potência e uma transmissão manual de cinco marchas. O CrossFox possui ajustes específicos do modelo na suspensão, direção e freios. Isso inclui alterações em vários itens, como molas, amortecedores, barras estabilizadoras, cabos de freio de estacionamento, módulos ABS, console do motor e transmissão, eixo traseiro e muito mais. Sobretudo, utilizando álcool, o veículo chega a 100 km/h em 10,2 segundos e com gasolina, em 10,7 segundos. Posteriormente na linha 2015, o modelo ganhou câmbio manual de seis marchas, faróis redesenhados, lanternas com novo formato e para-choques remodelados.